BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Está completo o programa do BEAST – International Film Festival

A quinta edição do Beast regressa ao Porto entre os dias 21 e 25 de setembro, com um programa dedicado à cultura cinematográfica da Europa Central e de Leste. Cinco espaços da cidade vão ser ocupados por uma programação diversificada que, além dos 70 filmes selecionados, se estende a uma série de atividades e eventos paralelos.

É um festival único e singular que pretende não só divulgar produções e cineastas europeus de Leste, mas também abrir um espaço de debate e de diálogo com a cultura desta região, desmistificando clichés e evocando questões e preocupações sociopolíticas contemporâneas. O Beast – International Film Festival, organizado pela Associação Cultural OKNA em parceria com a Câmara Municipal do Porto, completa este ano cinco edições e regressa à cidade do Porto para dar a conhecer as obras mais vibrantes produzidas nos Balcãs, países bálticos e pós-comunistas. 

A Competição Oficial é o espaço central do BEAST, dedicado a mapear e promover o novo cinema europeu de Leste. Uma seleção de 28 curtas e médias-metragens, focada numa aposta em novos trabalhos de realizadores emergentes, vai trazer às telas portuenses uma série de obras que mostram o que de melhor se produz na região. 

O foco deste ano centra-se em Montenegro, numa oportunidade rara de conhecer um cinema feito num país recente, que nem sempre encontra o lugar devido entre a cultura ocidental. Este foco inclui o filme de abertura do festival, “A Elegia de Laurel’, primeira longa-metragem do cineasta Dusan Kasalica, bem como programas dedicados à representação de cineastas emergentes, projetos escolares e uma extensa retrospectiva feita em parceria com a Cinemateca Montenegrina. Num programa especial, o festival apresenta o Highlight Ukraine!, que integra filmes de seis promissores cineastas ucranianos e a longa-metragem de Kateryna Gornostai, “Stop Zemlia”. 

São novidades nesta quinta edição de BEAST e reforçam a ideia de um festival que promove a pluralidade e a diferença, assumindo a sempre importante necessidade de trilhar caminhos e de abrir canais de debate a temas e universos marginalizados. O Queer Shorts é um programa apresentado em colaboração com o Queer Archives Institute, organização que regista as representações visuais queer da Europa de Leste na história moderna, em que cada filme nos faz ver a forma como o cinema da região trabalhou e representou a comunidade LGBTQIA+. Ainda fortalecendo o fórum de diálogo e questionando noções enraizadas, a secção Territories explora o conceito de “lugar”, ao interrogar a força da pertença a um local e o sentimento de deslocação e dissociação a um território.

O programa do BEAST inclui ainda Visegrad Film Hub, que apoia as obras audiovisuais da região V4 (República Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia), promovendo a interação cultural e colaborativa através de exibições e projetos educacionais. Esta secção integra o programa especial Lost Sci-Fi Epic, com a exibição do filme de culto inacabado  — cancelado pelas autoridades governamentais — do cineasta polaco Andrzej Żuławski, “On the Silver Globe”, acompanhado pelo documentário que nos conta a história de todo o processo.

A programação do festival completa-se com uma série de conversas, masterclasses, festas, exposições, ou workshops. O BEAST – International Film Festival decorre em vários locais da cidade do Porto, de 21 a 25 de setembro: Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Casa das Artes, OKNA – Espaço Cultural e Livraria Térmita.