BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Competição Oficial

Todos os anos, novas curtas e médias metragens empolgantes competem pelos prêmios de Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Experimental. A Competição Oficial apresenta trabalhos de cineastas emergentes da Europa Central e de Leste, um pilar da oferta do festival. A cada edição, este programa competitivo enriquece BEAST IFF e sua comunidade, apresentando novos trabalhos, novas faces através de uma seleção diversificada de estilo e forma. De visuais impressionantes a retratos sinceros, a Competição Oficial oferece uma perspectiva sobre o Novo Leste ao mesmo tempo em que está no centro do nosso festival.

Júri e Prémios 2022

Este ano, o BEAST IFF concederá três prémios principais com um Prêmio de Menção do Júri para cada categoria.

Prémio EAST WAVE – de Melhor Filme de Ficção
Prémio EAST DOC – de Melhor Documentário
Prémio experimentalEAST – de Melhor Filme Experimental

Equipe do júri 2022

Emilia Mazik

Emilia Mazik é programadora freelancer na área do cinema, baseada em Nijmegen, na Holanda. É formada em Gestão Cultural e Filosofia pela Universidade Jagiellonian em Cracóvia. Desde 2014, trabalha no Short Waves Festival, um festival internacional de curtas-metragens em Poznań, na Polónia, tendo trabalhado de 2019 a 2022 como Diretora do Festival. Em 2020 integrou a equipa editorial da Talking Shorts, uma revista de cinema online dedicada a curtas-metragens. Em 2021, como representante da European Short Film Network, esteve entre as fundadoras da plataforma This Is Short. Emilia também é membro do comité de seleção da Glasgow Shorts (Escócia) e Membro do Conselho da Leiden Shorts (Holanda).

Milan Simanek

Milan nasceu em Cheb, mas tirou mestrado em Arqueologia Clássica e História na Universidade Masaryk em Brno, onde mais tarde se estabeleceu. Desde 2012, trabalha na Kino Arthouse onde passou por todas as posições possíveis – da projeção à programação. Também desde 2012, integra o Festival Internacional de Curtas-Metragens BRNO16 onde faz parte da equipa de produção e programação. Milan tornou-se diretor da Kino Art em 2017. Gosta de filmes (todos e quaisquer) e também gosta de ler, jogar videojogos clássicos e passear com os seus cães.

Francisco Vaz

Francisco Vaz nasceu em Arcos de Valdevez, onde é membro do Cineclube desde 2019. Em 2014 começou a colaborar com a associação Milimetro, uma organização cinematográfica com sede no Porto, em projeções de  filmes no cinema Passos Manuel. Em setembro de 2021 trabalhou na produção do Doc’s Kingdom,  International Seminar on Documentary Film. Em março de 2022 foi assistente de produção de O Abafador, uma curta-metragem dirigida por Silvana Torricella, com produção de Norberto Valente. Recentemente foi convidado para programar a ‘Playlist’, uma exibição mensal de vídeo-arte e imagem em movimento, que decorre no café e livraria Candelabro desde 2016.

Catarina de Sousa

Catarina de Sousa é realizadora, jornalista e produtora de cinema e artes visuais. É Mestre em Ciências da Comunicação – Informação e Jornalismo pela Universidade do Minho, com formação em Oficinas Documentais dos Ateliers Varan, França. Em 2021, fundou com Pedro Neves Marques, a produtora de cinema e artes visuais, Foi Bonita a Festa, sediada no Porto, Portugal. É fundadora da Casa do Xisto, uma residência artística dedicada ao Cinema e às Artes Visuais, na aldeia de Macieira de Rates, em Barcelos, Portugal.

Andrei Dascalescu

Andrei Dascalescu é um realizador de documentários, diretor de fotografia e editor romeno. Todos os seus três documentários de longa-metragem, Holy Father (2020), Planeta Petrila (2016) e Constantin e Elena (2008) ganharam prémios de prestígio (incluindo prémios no IDFA e Sarajevo Film Festival) e foram selecionados nos principais festivais internacionais de cinema em todo o mundo (IDFA, São Francisco, Vancouver, Cracóvia, DocLisboa, Docaviv, Sarajevo, Montpellier etc.). O seu documentário mais recente, Holy Father (2020) estreou no Sarajevo Film Festival, onde ganhou o Prémio do Júri. Também ganhou o Prémio do Público no Astra Film Festival (Sibiu, Roménia) e o Prémio de Melhor Realizador no Qara Film Festival (Almaty, Cazaquistão). É o fundador e proprietário da produtora Filmlab desde 2007.

East Doc

Competição de Documentários
de Curta e Média-metragem

Através da competição EAST DOC para Curtas e Médias-Metragens Documentais,  os trabalhos selecionados são janelas para histórias reais e para o tumultuoso Novo Leste. A seleção oficial apresenta histórias cativantes através de títulos cuidadosamente realizados com uma entusiasmante gama de criatividade e dedicação no que toca à análise dos assuntos retratados. O programa EAST DOC inclui 8 títulos que convidam o espectador à descoberta através dos olhos de jovens cineastas emergentes da região.

East Wave

Competição de Filmes de Curta e Média-metragem

Foram dez os títulos selecionados para a Competição EAST WAVE de Curta e Média-Metragem, representando a nova geração de jovens talentos e mostrando narrativas cativantes, uma ode à abordagem criativa do género narrativo. Através de olhares poderosos, por vezes provocantes, as obras selecionadas abordam temas e situações através de vários tipos de ficção. O programa traz uma seleção especial de filmes recentes realizados no contexto da Europa Central e de Leste, com um line-up cuidadosamente selecionado, desenvolvido para apoiar jovens realizadores promissores.

Experimentaleast

Competição de Curta Metragem Experimental

A Competição de Curta-Metragem Experimental serve como plataforma para trabalhos e cineastas que se concentram na narrativa, conceptual, técnica e experimentação. O programa apresenta a liberdade do jogo com a estética, limites técnicos e fronteiras semióticas, ao mesmo tempo que perturba o discurso padrão popular. Com 10 títulos selecionados da CEE, experimentalEAST reflete sobre a liberdade de responder à necessidade de explorar horizontes cinematográficos e encontrar formas genuínas de criar arte audiovisual.