MASTERCLASS: Cinto de Segurança para Jovens Realizadores
Nikola Vukčević convida cineastas emergentes para participar numa masterclass com foco nos detalhes práticos do processo de filmagem.
Compartilhando dicas da sua experiência profissional, Nikola pretende criar um ambiente mais saudável para aspirantes a artistas. Os desafios do processo criativo entre arte, artesanato e media serão discutidos durante a masterclass que lida com aspetos como estrutura da história, tópico/tema, mensagem, conflito, criação de personagens, matemática de tempo, trabalho com atores e uso da tecnologia. A masterclass é recomendada para estudantes de cinema, jovens roteiristas, realizadores, produtores, atores, criativos e todos os entusiastas de cinema.
Data: 24 de Outubro
Hora: 16:00-18:00
Localização: Térmita (Largo de Mompilher 5 R/C, 4050-392 Porto)
Idioma: Inglês
Entrada livre
Não é necessária inscrição prévia
Nikola Vukčević é um dos diretores de cinema mais respeitados da geração jovem em Montenegro. É professor associado de realização de cinema e TV e chefe do departamento de cinema e media da Universidade de Montenegro.
Nikola tem um PhD em Filmologia, é ex-aluno do prestigiado International Visitor Leadership Program (IVLP) e do Fulbright Program (Nova Iorque, Los Angeles). Durante sete temporadas foi diretor artístico do Teatro Municipal de Podgorica. A sua longa-metragem The Kids from the Marx and Engels Street (Dječaci iz Ulice Marksa i Engelsa, 2014) foi candidato oficial ao Oscar montenegrino na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2014.
Nos últimos cinco anos, realizou masterclasses para realizadores em Paris, Dubrovnik, Izmir, Tirana, Mostar, China, falando de questões de poética de realização, artesanato, arte e estrutura. Como realizador e produtor, compromete-se a produzir histórias sobre grupos sociais marginalizados e discriminados, pessoas que trabalham para incentivar a mudança social, a paz e encontrar maneiras de melhorar as condições humanas. Usando os seus filmes como formas de expressão, a sua abordagem utiliza o poder do cinema e das artes cénicas para contribuir para o desenvolvimento da sociedade civil e a mudança social. Na narrativa cinematográfica, é bem versado no uso da tecnologia moderna, uma habilidade que dominou através da colaboração com equipas internacionais experientes, bem como pela participação em workshops internacionais, festivais e sessões de treino.