BEAST IFF Open House: OKNA Espaço Cultural
A OKNA Espaço Cultural, escritório e berço do BEAST IFF, exibirá no dia 30 de maio duas sessões da Competição Oficial do festival de 2021.
O BEAST International Film Festival finalmente abre ao público, em segurança, as portas de sua própria casa – OKNA.
A partir de uma estreita cooperação entre a Europa de Leste e Portugal, a OKNA Espaço Cultural promove diálogos inter-culturais e evidencia-se como um importante centro cultural dedicado a fornecer programação artística, residências e projetos educativos na cidade do Porto.
Neste sentido, além da exibição de filmes da Competição Oficial do BEAST IFF 2021, haverá uma receção especial a partir das 17h.
Local: OKNA Espaço Cultural
Data: 30 de maio (DOM), 17h
Bilheteira: A entrada é livre, mas é necessário confirmar a sua presença AQUI.
Programa
No âmbito dos prémios EAST Doc, EAST Wave e experimentalEAST, as três menções honrosas determinadas pelo júri na edição online do BEAST 2021 serão exibidas às 18h e depois novamente às 20h. O limite de capacidade por sessão é de 20 pessoas.
EAST DOC AWARD
Menção Honrosa do Júri: A CAT IS ALWAYS FEMALE
(Martina Mestrovic & Tanja Vujasinovic, Croácia, 2019, 16′, LEG. PT/EN)
Através de uma lente feminista, as cineastas prestam homenagem à professora Marija Ujevic Galetovic – uma das escultoras mais importantes da Croácia. A história de vida e as visões de Marija são contadas através de uma combinação de vídeos e animações das suas esculturas femininas.
EAST WAVE AWARD
Menção Honrosa do Júri: NINA
(Hristo Simeonov, Bulgária, 2019, 19’, LEG. PT/EN)
Nina, de 13 anos, está a sentir-se presa na sua relação com o autoritário Vassil, que a está a prepará-la para ser uma habilidosa ladra de carteiras em Espanha. Há dias em que ela está quase a ponto de fugir dele.
EXPERIMENTAL EAST AWARD
Menção Honrosa do Júri: MATERNITY
(Nataliya Ilchuk, Ucrânia, 2019, 17′, LEG. PT/ENG)
O acto de auto-sacrifício em prol de uma criança que absorve todo o tempo e não deixa espaço nem para o consumo, nem para satisfações ou vaidades, torna-se numa oportunidade para uma mulher devotada, em estado de exaustão física e emocional, atingir um estado transcendental próximo a um êxtase espiritual.